top of page
Search
  • fullworlstabpin198

Bluearp download: como baixar e usar o plugin de arpejador MIDI da bluearp



BlueARP: um plug-in de arpejador gratuito e poderoso para sua DAW




Se você está procurando uma maneira de apimentar sua produção musical com algumas melodias cativantes e criativas, você pode querer verificar o BlueARP, um plug-in de arpejador gratuito e poderoso que funciona com qualquer DAW habilitado para VST, como FL Studio, Ableton Live, Cubase, Reaper, etc.


O BlueARP é um arpejador/sequenciador de passos de padrão programável que pode transformar qualquer progressão de acordes em uma frase melódica, de acordo com o padrão que você programar. Ele foi projetado para gêneros de música eletrônica, como trance, house, synthwave, etc., mas também pode ser usado para outros estilos e propósitos, como acionar bateria, criar paisagens sonoras ou adicionar algum groove à sua música.




bluearp download



Neste artigo, mostraremos o que o BlueARP pode fazer, como baixá-lo e instalá-lo, como usá-lo em sua DAW e algumas dicas e truques para aproveitá-lo ao máximo. Também o compararemos com algumas alternativas que você também pode querer experimentar.


O que é BlueARP e por que você deve experimentá-lo




BlueARP é um plug-in MIDI que não gera nenhum som por si só, mas transforma as mensagens MIDI que você envia para ele a partir do seu teclado ou controlador. Em seguida, ele envia as mensagens MIDI transformadas para outro plug-in ou sintetizador de hardware para o qual você o direciona.


A transformação é baseada no padrão que você programa no editor de matrizes intuitivo do BlueARP. Você pode criar até 64 passos por padrão e até 128 programas por banco. Você também pode ajustar vários parâmetros, como faixa de entrada, quantização de entrada, transposição de oitava e semitom, reconhecimento de acorde, swing, etc.


O BlueARP pode gerar melodias complexas e interessantes a partir de acordes simples ou adicionar alguma variação e movimento às suas melodias existentes. Também pode ajudá-lo a ter novas ideias e inspiração para sua música. Você pode usá-lo como uma ferramenta criativa ou como uma ferramenta de desempenho.


O download e uso do BlueARP é gratuito e vem com um sintetizador integrado para fins de teste. Ele também possui uma grande comunidade de usuários que fornece tutoriais, predefinições, skins e suporte. Você pode encontrar mais informações sobre BlueARP em seu site oficial ou em sua página KVR Audio.


Características do BlueARP




O BlueARP possui muitos recursos que o tornam um plug-in de arpejador versátil e poderoso. Aqui estão alguns deles:



  • Até 64 passos por padrão: você pode criar padrões longos e complexos com até 64 etapas cada. Você também pode alterar o tamanho do passo de 1/32 para 1/1.



  • Até 128 programas por banco: Você pode salvar e carregar até 128 programas por banco. Você também pode alternar entre programas usando mensagens MIDI CC ou atalhos de teclado.



  • Editor de matrizes intuitivo: Você pode programar padrões de forma rápida e fácil usando o editor de matrizes. Você pode pintar as notas com o mouse ou usar atalhos de teclado. Você também pode copiar, colar, limpar, deslocar, inverter, randomizar ou inverter as notas.



  • Até 5 teclas de entrada: você pode tocar até 5 teclas simultaneamente em seu teclado ou controlador. O BlueARP reconhecerá o tipo de acorde e gerará a melodia apropriada de acordo com o padrão.



  • Quantização de entrada em tempo real: Você pode quantizar suas notas de entrada em tempo real de acordo com a configuração de quantização de entrada. Isso garantirá que suas notas estejam sempre sincronizadas com o andamento e o ritmo de sua música.



  • Transposição de oitava e semitom: Você pode transpor as notas de saída em oitavas ou semitons usando os botões giratórios ou mensagens MIDI CC. Você também pode usar o modo de divisão do teclado para atribuir diferentes valores de transposição a diferentes teclas.



  • Reconhecimento de acordes: Você pode ativar o modo de reconhecimento de acordes para fazer o BlueARP tocar as notas do acorde de entrada em vez do padrão. Você também pode escolher entre diferentes modos de acordes, como tríade, sétima, nona, etc.



  • Balanço: Você pode adicionar algum swing ou shuffle aos seus padrões usando o botão de swing ou mensagens MIDI CC.Você também pode sincronizar o swing com o andamento do host ou usar um valor personalizado.



  • Modos padrão: Você pode escolher entre diferentes modos de padrão, como para cima, para baixo, para cima/para baixo, aleatório, etc. Você também pode usar o modo de etapa de padrão para alterar o modo de padrão para cada etapa.



  • Modificadores de padrão: você pode aplicar diferentes modificadores aos seus padrões, como velocidade, gate, slide, acentuação, etc. Você também pode usar o modo de passo do modificador para alterar o modificador para cada passo.



  • Gatilhos de padrão: você pode acionar diferentes ações com seus padrões, como silenciar, segurar, redefinir, loop, etc. Você também pode usar o modo de etapa do acionador para alterar o acionador para cada etapa.



  • Sintetizador embutido: você pode usar o sintetizador integrado para testar seus padrões sem rotear o BlueARP para outro plug-in ou sintetizador de hardware. O sintetizador possui parâmetros básicos, como forma de onda, filtro, envelope, etc.



  • Interface de usuário: Você pode personalizar a interface do usuário do BlueARP de acordo com suas preferências. Você pode redimensionar a janela, mudar a capa, ajustar as cores, etc.



  • aprender MIDI: Você pode atribuir qualquer mensagem MIDI CC a qualquer parâmetro do BlueARP usando a função de aprendizado de MIDI. Você também pode salvar e carregar seus mapeamentos MIDI.



  • Saída MIDI: Você pode gravar a saída MIDI do BlueARP em sua DAW usando a função de saída MIDI. Você também pode enviar a saída MIDI para outro plug-in ou sintetizador de hardware usando uma porta MIDI virtual.



Como baixar e instalar BlueARP




Baixar e instalar o BlueARP é muito fácil e direto. Aqui estão os passos que você precisa seguir:



  • Acesse o site oficial do BlueARP e clique no link de download para o seu sistema operacional (Windows ou Mac).



  • Extraia o arquivo zip e copie o arquivo BlueARP.dll (para Windows) ou o arquivo BlueARP.vst (para Mac) para sua pasta de plugins VST.



  • Inicie sua DAW e procure por novos plugins. Você deve ver o BlueARP na sua lista de plugins.



  • Arraste e solte o BlueARP em uma faixa MIDI em sua DAW.



  • Encaminhe a saída MIDI do BlueARP para outro plug-in ou sintetizador de hardware que você deseja usar com ele.



  • Toque alguns acordes em seu teclado ou controle e divirta-se!



Como usar BlueARP em sua DAW




Usar BlueARP em sua DAW é muito simples e divertido. Aqui estão alguns passos básicos que você precisa seguir:


Como criar padrões personalizados com BlueARP




Para criar padrões personalizados com BlueARP, você precisa usar o editor de matrizes. Aqui estão algumas dicas sobre como fazer isso:



  • O editor de matrizes possui 64 passos (colunas) e 12 notas (linhas). Cada célula representa uma nota que será tocada em um determinado passo.



  • Para pintar uma nota em uma célula, clique nela com o botão esquerdo do mouse. Para apagar uma nota de uma célula, clique nela com o botão direito do mouse.



  • Você também pode usar atalhos de teclado para pintar ou apagar anotações. Por exemplo, você pode usar as chaves QWERTYUIOP[] para notas CDEFGAB e 1234567890-= chaves para notas C#D#F#G#A#.



  • Você pode copiar e colar um grupo de células selecionando-as com o mouse e usando as teclas Ctrl+C e Ctrl+V.



  • Você pode limpar todas as células clicando no botão limpar ou usando as teclas Ctrl+A.



  • Você pode deslocar todas as células para a esquerda ou para a direita clicando nos botões de deslocamento ou usando as teclas Ctrl+Seta para a esquerda ou Ctrl+Seta para a direita.



  • Você pode inverter todas as células clicando no botão inverter ou usando as teclas Ctrl+I.



  • Você pode randomizar todas as células clicando no botão randomizar ou usando as teclas Ctrl+R.

  • Você pode inverter todas as células clicando no botão reverso ou usando as teclas Ctrl+T.



  • Você pode alterar o tamanho do passo do padrão clicando nos botões de tamanho do passo ou usando as teclas Ctrl+Seta para cima ou Ctrl+Seta para baixo. Você pode escolher de 1/32 a 1/1.



  • Você pode alterar o modo do padrão clicando nos botões de modo do padrão ou usando as teclas Ctrl+Z ou Ctrl+X. Você pode escolher entre cima, baixo, cima/baixo, aleatório, etc.



  • Você pode alterar o modo de etapa do padrão clicando no botão de modo de etapa do padrão ou usando a tecla Ctrl+S. Você pode escolher entre normal, padrão, modificador ou gatilho.



  • Você pode aplicar diferentes modificadores ao seu padrão clicando nos botões modificadores ou usando as teclas Ctrl+1 a Ctrl+8.Você pode escolher entre velocidade, gate, slide, acentuação, etc.



  • Você pode aplicar diferentes gatilhos ao seu padrão clicando nos botões de gatilho ou usando as teclas Ctrl+F1 a Ctrl+F8. Você pode escolher entre mudo, espera, reset, loop, etc.



Como usar BlueARP com diferentes instrumentos e efeitos




Para usar o BlueARP com diferentes instrumentos e efeitos, você precisa direcionar sua saída MIDI para outro plug-in ou sintetizador de hardware que deseja usar com ele. Aqui estão algumas dicas sobre como fazer isso:



  • Se você estiver usando um plug-in VST como instrumento ou efeito, precisará inseri-lo na mesma faixa MIDI do BlueARP em sua DAW. Em seguida, você precisa definir a entrada do plug-in para a saída MIDI do BlueARP.



  • Se você estiver usando um sintetizador de hardware como instrumento ou efeito, precisará conectá-lo ao computador por meio de um cabo MIDI ou USB. Em seguida, você precisa definir a saída MIDI do BlueARP em sua DAW para a porta MIDI do seu sintetizador de hardware.



  • Se estiver usando outra trilha MIDI como seu instrumento ou efeito, você precisa criar uma nova trilha MIDI em sua DAW e inserir o plug-in ou sintetizador de hardware que deseja usar nela. Em seguida, você precisa definir a entrada da nova faixa MIDI para a saída MIDI do BlueARP.



  • Se estiver usando uma porta MIDI virtual como seu instrumento ou efeito, você precisa instalar um software de porta MIDI virtual em seu computador, como LoopBe1 ou LoopMIDI. Em seguida, você precisa definir a saída MIDI do BlueARP em sua DAW para a porta MIDI virtual. Você também precisa definir a entrada do plug-in ou sintetizador de hardware que deseja usar com BlueARP para a mesma porta MIDI virtual.



Como usar o BlueARP para apresentações ao vivo




Para usar o BlueARP para performance ao vivo, você precisa atribuir alguns parâmetros do BlueARP a alguns botões giratórios, controles deslizantes, botões ou teclas em seu teclado ou controlador. Isso permitirá que você controle e altere o comportamento do BlueARP em tempo real. Aqui estão algumas dicas sobre como fazer isso:



  • Você pode usar a função de aprendizagem MIDI do BlueARP para atribuir qualquer mensagem MIDI CC a qualquer parâmetro do BlueARP.Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse no parâmetro que deseja atribuir e selecione "Aprender MIDI". Em seguida, mova o botão giratório, controle deslizante, botão ou tecla no teclado ou controlador que deseja atribuir. Você deve ver um ponto verde ao lado do parâmetro indicando que ele está atribuído.



  • Você também pode usar os atalhos de teclado do BlueARP para atribuir alguns parâmetros do BlueARP a algumas teclas do teclado. Para fazer isso, clique no ícone do teclado no canto superior direito da janela do BlueARP e selecione "Atalhos do teclado". Em seguida, clique no parâmetro que deseja atribuir e pressione a tecla do teclado que deseja atribuir. Você deve ver um ponto amarelo ao lado do parâmetro indicando que ele foi atribuído.



  • Você também pode usar a função de mudança de programa do BlueARP para alternar entre diferentes programas (padrões) do BlueARP usando mensagens MIDI CC ou atalhos de teclado. Para fazer isso, clique no número do programa no canto superior esquerdo da janela do BlueARP e selecione "Alteração de programa". Em seguida, selecione o método que deseja usar (MIDI CC ou teclado) e atribua um valor para cada programa. Você deve ver um ponto azul ao lado de cada programa indicando que ele está atribuído.



Dicas e truques para usar o BlueARP




BlueARP é um plug-in muito flexível e criativo que pode ajudá-lo a criar melodias e ritmos incríveis para sua música. Aqui estão algumas dicas e truques para usar o BlueARP:



  • Experimente diferentes padrões e modos: Você pode criar infinitas variações e combinações de melodias alterando o padrão e o modo do BlueARP. Experimente diferentes tamanhos de etapas, direções, modificadores, gatilhos e veja o que você pode criar.



  • Use diferentes instrumentos e efeitos: você pode usar o BlueARP com qualquer instrumento ou efeito que aceite entrada MIDI, como sintetizadores, samplers, baterias, guitarras, vocais etc. Experimente combinações diferentes e veja o que soa bem para você.



  • Use o BlueARP para bateria e percussão: você pode usar o BlueARP para acionar sons de bateria e percussão de seu plug-in ou sintetizador de hardware. Você pode criar ritmos e grooves interessantes usando diferentes padrões, modos, modificadores e gatilhos. Você também pode usar o BlueARP para criar preenchimentos, quebras ou transições em sua música.



  • Use o BlueARP para paisagens sonoras e texturas: você pode usar o BlueARP para criar sons ambientes e atmosféricos a partir do seu plug-in ou sintetizador de hardware. Você pode criar paisagens sonoras exuberantes e envolventes usando padrões longos e complexos, tempos lentos, oitavas baixas, velocidades altas, gates longos, slides, acentos etc.



  • Use o BlueARP para performance ao vivo: Você pode usar o BlueARP como uma ferramenta de performance atribuindo alguns parâmetros do BlueARP a alguns botões giratórios, controles deslizantes, botões ou teclas em seu teclado ou controlador. Isso permitirá que você controle e altere o comportamento do BlueARP em tempo real. Você também pode alternar entre diferentes programas (padrões) do BlueARP usando mensagens MIDI CC ou atalhos de teclado. Isso permitirá que você crie variações e transições em sua música.



Alternativas ao BlueARP




O BlueARP é um ótimo plug-in de arpejador que pode fazer muitas coisas pela sua produção musical. No entanto, não é o único lá fora. Existem alguns outros plug-ins de arpejador que você também pode querer experimentar. Aqui estão alguns deles:


Consequência por Sugar Bytes




Consequence é um plugin de sequenciador de acordes e arpejador que pode criar melodias complexas e orgânicas a partir de acordes simples. Possui quatro sequenciadores independentes que podem controlar a afinação, a velocidade, o tamanho do portão e o tipo de acorde de cada nota. Ele também possui um mecanismo de sintetizador integrado com três osciladores, dois filtros, quatro envelopes, quatro LFOs e uma matriz de modulação.Ele também possui uma seção de efeitos integrada com delay, reverb, chorus, phaser, distorção, etc.


O Consequence não é gratuito, mas possui uma versão demo que você pode baixar em seu site oficial. Custa $ 119 USD para comprar a versão completa.


Thesys por Sugar Bytes




Thesys é um sequenciador de passos e plug-in de arpejador que pode criar melodias complexas e expressivas a partir de notas simples. Possui cinco sequenciadores independentes que podem controlar a afinação, comprimento do gate, glide, modulação e transposição de cada nota. Ele também possui um mecanismo de sintetizador integrado com quatro osciladores, dois filtros, quatro envelopes, quatro LFOs e uma matriz de modulação. Ele também possui uma seção de efeitos integrada com delay, reverb, chorus, phaser, distorção, etc.


Thesys não é gratuito, mas possui uma versão demo que você pode baixar em seu site oficial. Custa $ 99 USD para comprar a versão completa.


Creme de Kirnu




O Cream é um plugin MIDI performer e arpeggiator que pode criar melodias cativantes e groovy de acordes simples. Possui quatro faixas independentes que podem controlar o tom, a velocidade, o tamanho do portão e o tipo de acorde de cada nota. Ele também possui um editor de padrões que permite criar padrões personalizados com até 12 etapas cada. Ele também possui uma função de memória de acordes integrada que permite armazenar e recuperar acordes com uma tecla.


Cream não é gratuito, mas possui uma versão demo que você pode baixar em seu site oficial. Custa 35 EUR para comprar a versão completa.


Conclusão




BlueARP é um plug-in de arpejador gratuito e poderoso que pode ajudá-lo a criar melodias e grooves incríveis para sua produção musical. Possui muitos recursos e opções que permitem personalizar e controlar seus padrões de várias maneiras. Você pode usá-lo com qualquer instrumento ou efeito que aceite entrada MIDI e também pode usá-lo para apresentações ao vivo. Você pode baixar e instalar BlueARP de seu site oficial ou de sua página KVR Audio. Você também pode conferir alguns tutoriais, predefinições, skins e suporte de sua comunidade de usuários.


Se você está procurando algumas alternativas para BlueARP, você pode querer tentar Consequence, Thesys ou Cream. Eles também são plug-ins de arpejador que possuem funções semelhantes, mas interfaces e sons diferentes. Eles não são gratuitos, mas possuem versões de demonstração que você pode experimentar antes de comprar.


Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender mais sobre o BlueARP e como usá-lo para sua produção musical. Se você tiver alguma dúvida ou feedback, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo. Feliz arpejo!


perguntas frequentes




Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o BlueARP:



  • P: BlueARP é compatível com minha DAW?



  • R: BlueARP é compatível com qualquer DAW que suporte plug-ins VST, como FL Studio, Ableton Live, Cubase, Reaper, etc. Você só precisa inseri-lo em uma trilha MIDI e rotear sua saída MIDI para outro plug-in ou sintetizador de hardware.



  • P: Como posso obter mais predefinições para o BlueARP?



  • R: Você pode obter mais predefinições para BlueARP de sua comunidade de usuários em seu site oficial ou em sua página de áudio KVR. Você também pode criar suas próprias predefinições salvando seus programas no arquivo bancário do BlueARP.



  • P: Como posso mudar a aparência do BlueARP?



  • R: Você pode alterar a capa do BlueARP clicando no botão de capa no canto superior direito da janela do BlueARP e selecionando uma capa diferente na lista. Você também pode baixar mais skins de sua comunidade de usuários em seu site oficial ou em sua página KVR Audio.



  • P: Como posso gravar a saída MIDI do BlueARP na minha DAW?



  • R: Você pode gravar a saída MIDI do BlueARP em sua DAW usando a função de saída MIDI do BlueARP. Para fazer isso, clique no botão de saída MIDI no canto superior direito da janela do BlueARP e selecione uma porta MIDI virtual como saída. Em seguida, crie uma nova trilha MIDI em sua DAW e defina sua entrada para a mesma porta MIDI virtual. Em seguida, arme a pista para gravação e aperte o play.



  • P: Como posso usar o BlueARP com meu sintetizador de hardware?



  • R: Você pode usar o BlueARP com seu sintetizador de hardware conectando-o ao seu computador por meio de um cabo MIDI ou USB.Em seguida, defina a saída MIDI do BlueARP em sua DAW para a porta MIDI de seu sintetizador de hardware. Em seguida, defina o canal MIDI do seu sintetizador de hardware para corresponder ao canal MIDI do BlueARP.



0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page